sábado, 4 de junho de 2011

High Plains Drifter (1973)


Este filme é uma espectacular desconstrução dos Westerns clássicos. As pessoas da aldeia não são corajosos pioneiros num terra inóspita, mas gente cobarde incapaz de se defender (e aos outros). A personagem principal é um anti-heroi, se não lhe podermos chamar de vilão (SPOILER: Pouco depois de chegar à aldeia assassina três pessoas sem grande razão para isso e viola uma mulher). Hoje em dia estes elementos podem não nos parecer nada de especial, mas na altura era, pelo menos, incomum. De facto, o John Wayne, depois de ler o guião (o Clint Eastwood tinha-o convidado a entrar no filme), enviou uma carta a queixar-se, entre outras coisas, que "the townspeople did not represent the true spirit of the American pioneer, the spirit that made America great".

Este filme com um certo aspecto de fantástico. De facto, existem várias hipóteses sobrenaturais para a identidade do Stranger.

É uma pena que, ao contrário do seu sucessor espiritual, o "Pale Rider", este filme raramente passe na tv. Merecia ser mais visto.

Sem comentários:

Enviar um comentário